+351 236 215 190 (Chamada para Rede Fixa Nacional) |
Data: Válido até 31 Março 2026
Preço por pessoa, desde: 2325€
Mínimo 2 pessoas
O nosso preço inclui:
O nosso preço não inclui:
Suplementos de tarifa aérea para outras classes de reserva e épocas altas, qualquer outro serviço não mencionado e extras de caráter pessoal.
OBSERVAÇÕES:
GRANDE TOUR DO BORNÉU
Itinerário indicativo sujeito a alterações até à data de partida
DIA 1 – PORTUGAL / KUALA LUMPUR
Comparência no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Kuala Lumpur. Noite a bordo.
DIA 2 – KUALA LUMPUR
Chegada e transfer para o hotel. Resto do dia livre. Alojamento.
DIA 3 – KUALA LUMPUR
Manhã livre. À tarde, visita da cidade, incluindo os Jardins do Lago, a Mesquita e a Praça da Independência. Desfrute de um passeio pelo mercado central, passando pela Mesquita Jamek, um dos primeiros edifícios da cidade. Passeio por Chinatown e continuação para Kampung Baru, uma zona típica malaia. No final da visita, paragem nas famosas Torres Petronas. Regresso ao hotel. Alojamento.
DIA 4 – KUALA LUMPUR / KUCHING
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Kuching. Chegada e transfer para o hotel. De tarde, visita da cidade com início no Templo Tua Pek Kong, o mais antigo templo chinês de Sarawak, de onde se pode apreciar uma bela vista do imponente Forte Margaret. Na continuação, visita à Catedral de São José, ao Tribunal Syariah (muçulmano), às casas tradicionais malaias construídas sobre palafitas e à mesquita construída ao longo da margem do rio, que atravessa o coração da cidade. Visita também ao majestoso Astana, atual residência oficial do Governador de Sarawak. Continuação para o hotel. Alojamento.
DIA 5 – KUCHING
Pequeno-almoço. Uma viagem panorâmica leva-o à aldeia piscatória de Bako. Continuação em barco a motor ao longo da costa virada para o Mar da China Meridional até chegar ao Parque Nacional de Bako. Passeio pelo mangal e pelo trilho Paku para observar a vida selvagem. Almoço. Depois do almoço, a caminhada continua ao longo dos trilhos para observar a vida selvagem, como macacos probóscides, lagartos-monitores, porcos barbudos, macacos de folha prateada e mais de uma centena de espécies de aves. A floresta é o lar de enormes árvores da floresta tropical e de várias espécies de plantas carnívoras. Regresso ao hotel. Alojamento.
DIA 6 – KUCHING
Pequeno-almoço. Partida para o Semenggoh Wildlife Centre, um centro de reabilitação que ajuda os orangotangos a reintegrarem-se na natureza. Este é o local perfeito para ver orangotangos semiselvagens num ambiente natural. Almoço. Regresso a Kuching, com paragem no caminho em Annah Rais, uma casa comunal Bidayuh com cerca de 120 famílias. Ao longo do caminho, poderá ver campos de arroz, plantações de borracha, cacau e pimenta, intercalados com uma exuberante floresta tropical, rios e cadeias de montanhas. Chegada e alojamento.
DIA 7 – KUCHING / KOTA KINABALU
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Kota Kinabalu. Transfer para o hotel. Passeio noturno pela cidade, começando com uma caça às pechinchas no colorido mercado noturno, onde o espera uma infinidade de bugigangas e lembranças. Depois, observe a vida noturna a partir do miradouro de Signal Hill. Em seguida, jantar com um espetáculo cultural. Regresso ao hotel e alojamento noturno.
DIA 8 – KOTA KINABALU / PARQUE KINABALU
Pequeno-almoço. Partida para o Parque Nacional de Kinabalu. No caminho para o parque, passagem por pequenas cidades e aldeias, paragem no mercado de fruta de Nabalu e visita às fontes termais de Poring. Aqui, é imperdível o passadiço (41m) que percorre 157m de árvore em árvore. Almoço. Continuação para o Parque Nacional de Kinabalu. Chegada ao hotel. Alojamento.
DIA 9 – PARQUE KINABALU / SANDAKAN
Pequeno-almoço. Partida para Sandakan através dos cumes da Cordilheira Crocker, através de belas paisagens e passando por aldeias nativas e plantações de palmeiras. Chegada ao hotel. Resto do dia livre para explorar a zona ou simplesmente relaxar. Alojamento.
DIA 10 – SANDAKAN / SUKAU
Pequeno-almoço. Partida para o Centro de Reabilitação Sepilok Orang-Utan, onde participará na sessão de alimentação. De seguida, visita ao Centro de Conservação de Ursos de Bornéu, antes de partir para o cais de Bilit. Após a chegada ao cais, embarque num barco e viagem até ao Bilit Rainforest Lodge. Almoço. À tarde, cruzeiro no rio Kinabatangan para descobrir a vida selvagem ao longo do rio, onde terá a oportunidade de ver o macaco de nariz arrebitado, espécies raras de aves de Bornéu e, com sorte, elefantes pigmeus. Jantar e alojamento.
DIA 11 – SUKAU
Cruzeiro no rio Kinabatangan em busca de mais vida selvagem endémica do Bornéu ou passeio na selva no lago Oxbow para ver a variedade de espécies de aves. Regresso ao lodge para o pequeno-almoço. Tempo livre. Almoço. Cruzeiro ao longo do rio Kinabatangan em busca de vida selvagem. Regresso ao hotel para jantar. Alojamento.
DIA 12 – SUKAU / SANDAKAN / PORTUGAL
Pequeno-almoço. Regresso a Sandakan com paragem para explorar o Rainforest Discovery Center. Transfer para o aeroporto para embarque em voo de regresso. Noite a bordo.
DIA 13 – PORTUGAL
Chegada.
MALÁSIA
1. MOEDA: O ringgit malaio é a moeda oficial da Malásia, tem por símbolo "MYR" e por código MYR. 1 MYR corresponde aproximadamente 0.19 EUR
2. LÍNGUA: A língua oficial da Malásia é o malaio.
3. DIFERENÇA HORÁRIA: GMT/UTC + 8
4. ELETRICIDADE: Na Malásia, a voltagem é de 240 V e a frequência de 50 Hz. As tomadas padrão são de tipo A, C, G e M, neste sentido deve-se fazer acompanhar de um adaptador universal para evitar problemas com aparelhos eletrónicos.
5. CLIMA: O clima malaio caracteriza-se por ser altamente húmido e quente, o que o torna por vezes agradável, mas também extremamente húmido. Os dias de precipitação mais frequentes são entre outubro e dezembro.
6. VESTUÁRIO: É muito comum ver mulheres que vestem burkas, no entanto não há qualquer restrição para turistas. É aconselhado fazer-se acompanhar de roupas leves e confortáveis.
7. GASTRONOMIA: A gastronomia malaia destaca-se pela sua diversidade étnica, cultural e religiosa, sendo o arroz a sua base e marcando presença em quase todos os pratos tradicionais.
8. RAMADÃO: A religião predominante é o islamismo. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra de Deus e que ele fornece os princípios morais para lidar com as questões da vida. Pode esperar encontrar lojas, atrações turísticas e restaurantes fechados mais cedo.